quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dormir... Ah, dormir...

Não é só um verbo bom de praticar, trata-se também de um pecado capital, porque no meu caso, dormir tem - e muito - a ver com preguiça, e confesso: sou pecadora, mas não me arrependo! Porque dormir é meu esporte favorito!

Quando lá fora faz calor, dá moleza, leseira, preguiça; nada melhor do que dormir até o bafo desértico que suga suas energias, passar.

Quando lá fora faz frio, com chuva, vento, raios e trovões dá a sensação de que baixou em você, e no resto do povo que decide não sair de casa, o espírito do sábio urso marrom das florestas temperadas americanas: você só pensa em hibernar... Esquentar os pés, as orelhas, o nariz, porque tudo gela, mas a sua cama é uma cripta de descanso eterno, é a bolsa da mamãe canguru, que oferece um canto quentinho para você se aboletar.

Quando você está de bucho cheio, nada melhor do que dormir! Até porque boa parte do seu sangue vai para o estômago e intestinos trabalhar duro na digestão – porque alguém precisa trabalhar – . Enquanto isso, você descansa, e enquanto você descansa, a comida “baixa”, e você já pode ir sonhando com a próxima refeição.

Quando você está com fome, pode ir dormir também, mas recomendo que coma antes... Aliás, comer é outro grande pecado, que será discutido em ocasião oportuna.

Quando você está cansado, como você descansa? Há pessoas anormais que descansam fazendo coisas, atividades, que absurdamente só cansam mais ainda o ser cansado. Veja, há pessoas que quando cansadas bordam, assistem tevê, transam para “relaxar”, tomam banho, bla bla bla... É tudo conversa de gente que ainda não descobriu as maravilhas de dormir!

Quando você está deprimido e quer se isolar das querelas da vida, imaginar um mundo melhor, poder sonhar com situações mais felizes (aquele professor que você odeia morto, seu trabalho feito, você no salão fazendo escova progressiva, seu time de futebol ganhando a final do campeonato, ou ainda sonhando que o Michael Jackson não morreu), o que você faz? Você dorme! Porque dormir é criar um mundo de possibilidades remotas... Nos seus sonhos distantes!

Dormir é uma das atividades mais completas que existe! Pense comigo: quando você dorme não gasta dinheiro, não se incomoda com ninguém, queima calorias, descansa, alivia a cabeça, pode sonhar que está pegando qualquer estrela de Hollywood, e melhor, dependendo do seu ritmo de vida, pode fazer isso várias vezes ao dia, mas se não der, não se preocupe, porque toda noite é um mar de possibilidades novas para o seu corpo sedentário!

Dormir é um ato que nos leva aos prazeres mais inconscientes... Se não dormimos, não sonhamos, nem liberamos tudo o que carregamos ao longo do dia. Descarregamos tensões, aliviamos angústias, revivemos bons momentos, e vivemos outros que, de verdade, nunca aconteceram; reencontramos pessoas queridas, outras nem tanto; encontramos gente com as quais nunca havíamos “sonhado” encontrar antes; podemos voar, matar zumbis, ser perseguidos, ter fortunas e nenhuma ideia de como gastá-las; em nossos sonhos temos a possibilidade de morrer e continuar vivos.

Tudo é tão real... Mas de fato é tão rápido quanto um piscar de olhos, e quando você percebe sua mãe está gritando nos seus ouvidos: “Porra, não vou mais mandar você levantar! Já são 7h30!” Toda aquela delicadeza maternal faz você lembrar que está na hora de acordar, e só de pensar que você é só um entre outros milhares que terão mais um dia maravilhoso de rotina estressante no trabalho, escola, curso, academia, banco, restaurante, estacionamento, mercado, fila, trânsito... E que quando chegar em casa precisará levar o cachorro para passear, o lixo para fora, discutir o casamento com o marido, mandar o filho limpar o chiqueiro do quarto dele, lavar a louça de três dias que está na pia, fazer a janta, arrumar as roupas para usar amanhã, tomar banho, depilar o sovaco, passar creme anti-rugas e ainda estar lépida e faceira, de pernas abertas esperando seu marido te comer... É... Acho melhor você ir dormir de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário