sábado, 22 de agosto de 2009

Viver para quê?

Acho que todo mundo que está vivo, em algum momento de sua vida já pensou em morrer...

Acho que não existe ninguém que não tenha sentido medo, ou não tenha sentido o peso de viver pressionando sua alma tão fortemente a ponto de achar que a única alternativa razoável parecia ser dar um fim a tudo.

Você já pensou em morrer?

Lá no fundo, depois do fim de um namoro, de um casamento, depois de romper um caso, depois de ser despedido, de não ter sido promovido, de ter tirado uma nota baixa, de ter brigado com os pais, de ter sofrido um acidente que não te permite mais ser como antes, depois de ter engravidado do cafajeste, depois de ter feito um aborto e ter-se arrependido, depois de desapontar alguém, ou depois de pensar que você é um fracassado, que não tem perspectivas, que nada dá certo, que a vida é só uma sequência de acontecimentos desagradáveis que te diminuem a cada dia, e então você percebe que viver não vale mais a pena.

Você já teve um rompante desses pelo menos uma vez na vida, não?

O bom é que a nossa energia vital, geralmente, é muito maior do que qualquer vontade de bater as botas. A gente se sente melancólico, mas sempre consegue ver algo bom pelo que viver, mesmo que seja um sentimentozinho de vingança, digamos assim... Por exemplo, se o seu namorado te largou por uma garota que tem tudo para traí-lo, você tem que estar viva para vê-lo se estrepar! E o princípio é esse.

Mas tirando os motivos vingativos que nos mantêm vivos depois de uma bordoada da vida, a gente acaba aprendendo que sofrer nunca é demais! O ser humano tem enorme capacidade de estar em situação ruim, e ainda assim conseguir enfiar-se em situação muito pior!

Então a gente acaba aprendendo que pode suportar muito mais do que apenas um divórcio, uma falência de empresa, um filho apenas com uma mulher que você mal conhece, um ano a mais na universidade... A gente percebe que pode casar-se mais de três vezes, falir mais de quatro empresas, ter mais de cinco filhos de mulheres diferentes, e para deixar de ser burro e contribuir com a criação das crianças, você pode e deve pagar pensão a elas; você ainda pode jubilar na universidade, porque os anos nela não são incontáveis como os prejuízos que temos ao longo da vida.

E assim vamos vivendo...

Todo mundo passa por uma crise existencial de vez em quando, se você passa de vez em sempre, procure um médico! Mas se são aquelas crises que se apresentam sempre que você está diante de um dilema, não é de todo mal. Afinal, às vezes, quando estamos em crise pensamos mais, ruminamos mais o assunto, e daí, talvez você não faça uma cagada muito grande.

Apesar de às vezes a vida ser uma merda, é melhor continuar a vivê-la, porque ela só depende do rumo que NÓS lhe damos, ao contrário do além... Quer dizer, se você é cético e acredita que tudo acaba por aqui mesmo, se matar é burrice, porque você está desperdiçando sua vida com o nada que existe depois dela. Mãããs, se você acredita em Deus ou qualquer outra forma mais iluminada de ser existente, seja lá qual for sua religião, todas concordam que se matar não é legal, e que você pagará por querer dar uma de Deus, indo para o inferno, limbo, umbral ou ainda reencarnando como uma formiga, então não faça isso!!!

Vivendo a gente aprende muito. Aprende que existem os filhos da puta, que existem as pessoas legais, que existe a mega-sena! – e que você pode sonhar mudar de vida toda a semana - , aprende a tomar decisões, aprende que a família não é tudo aquilo que você esperou que fosse, mas ela também pode ser muito mais! Aprende que existem amigos, mas não muitos, aprende que você vai se ferrar muitas vezes, provavelmente mais vezes do que vai se dar bem, aprende a ter responsabilidades, aprende a perdoar, a ser indiferente, a amar incondicionalmente, aprende que se não morre por uma decepção porque somos muito, muito mais fortes do parecemos ser.

Vale a pena viver para se conhecer mais, para saber mais quem somos, o que queremos, e quais são os nossos meios de chegar lá. Lá aonde? Não sei, mas a gente sempre segue em frente, já que o tempo não anda para trás. Com os erros, a gente vai aprendendo, e não errando tanto, melhorando, se bem que tem gente que adora errar! Fica no mesmo passo por anos, enfim.

Vale a pena viver para ser melhor, não por fora, seja mais virtuoso! Não perfeito, porque todo mundo erra, mas buscar mais virtudes em nós e nos outros já é uma grande razão para continuar vivendo, apesar de tudo.

2 comentários: